ATENÇÃO! Se quiser visualizar cada músico ou banda que eu dou como exemplo abaixo, basta clicar sobre o nome.
Blues – Primeiro estilo musical criado pelos negros músicos. Baseado em acordes dissonantes, como base as 6ª, 7ª, 9ª, 9ª bemol, 9ª sustenido, e 13ª. No começo utilizavam apenas violões acústicos, mais tarde utilizavam mais o piano, a guitarra e instrumentos de sopros (sax e trompete), e os solos eram baseados em escalas ascendentes.
Ex.: B.B. King, Eric Clapton, Billy Holiday, Jannis Joplin, entre outros.
Jazz – Tendo como base os instrumentos de sopro, o Jazz surgiu influenciado pelo Blues e estilos europeus de elite. Eram acordes mais livres, onde quase todos os instrumentos solavam ao mesmo tempo, seguindo-se uma lei de estética (é claro!). Os solos eram feitos em escalas ascendentes e descendentes ao mesmo tempo. Esse estilo deu origem à Bossa-Nova.
Ex.: Nat King Coll, Frank Sinatra, Luis Armstrong, Jelly Roll Morton, Kid Ory, Benny Goodman, Don Redman, Cab Calloway, Coleman Hawkins, Benny Carter, Ornette Coleman, Albert Ayler, Tom Jobim (Br), etc.
Acid Jazz – Surgiu a partir da fusão de ritmos, entre eles o próprio jazz, o funk dos anos 70, o hip-hop e o soul, o que originou por muitas vezes um ritmo mais dançante e contagiante que o jazz. As letras das músicas não seguem um tema padrão. A maioria delas fala de relações e amor, porém outras até protestam contra o governo e as próprias atitudes da humanidade. O local por onde começou a se propagar foi nos "pubs" londrinos, bares onde costumavam ter apresentações de bandas do gênero.
Ex.: Incognito, Jamiroquai, Sambadá (Br), The James Taylor Quartet, The Brand New Heavies, etc.
Fusão – Estilo rítmico que só funciona com banda formada por instrumentos acústicos, onde todos os instrumentos solam ao mesmo tempo, dentro da lei de estética. Não tem uma regra específica, porém baseia-se em alturas descendentes. O Sax é o instrumento que mais se destaca.
Ex.: Allan Holdsworth, Bill Connors, John McLaughlin, Miles Davis, Chic Corea, Jerry Goodman, John Coltrane, Shawn Lane, etc.
Rhythm And Blue – Surgiu do Blues, com swing dançante e elevado. No início utilizavam apenas o piano ou órgão para o acompanhamento. Destacavam-se mais por terem letras gospel, dentro de um swing negro-espiritual, sempre usando a acústica da voz e eram cantados em igrejas ou em comunidades religiosas. Hoje se usa uma guitarra “funkiada” e jogo de percussão na maioria das vezes. O acréscimo de um coral é fundamental pra destacar este ritmo.
Ex.: Billy Preston, Bobby Womack, Phyllis Hyman, The Commodores, ConFunkShun, Madonna (em “Like a Prayer”), Whitney Houston, Mariah Carey (no início da carreira), Fat Family (Brasil), Rick Astley, LightHouse Family, Babyface, etc.
Rock N´Roll (tradicional) – Ritmo batizado pelos brancos, que teve o propósito de revolucionar a Jovem Guarda dos anos 50. É o “papa” de todos os ramos e adjacentes do Rock. Surgiu com três fenômenos da época: Elvis Presley, Beatles e Bill Haley. Trazia um swing dançante e eletrizante, com letras que enfatizavam os sonhos de todos os jovens, porém influenciou pessoas de todas as idades. Guitarra elétrica, órgão/piano fazendo introduções simétricas, efeitos vocais acústicos, perninha pra lá, cabelos e topetes pra cá... E assim surgiu o modismo da era “Boca-de-Sino”. Hoje em dia, uma mudança não muito radical, mas considerável, faz do “papa” um estilo que dá apenas gosto de se ouvir, porém não de se dançar, como se fazia antigamente.
Ex.: Elvis Presley, Beatles, Bill Haley, Rod Stewart, Melissa Ferrick, Chuck Berry, Johnny B. Good, Little Richard, The Smith, Os Mutantes (Br), Laranja Mecânica (Br), The Fevers (Br), Clube de Patifes, etc.
Soul – Parecido com o Rhythm And Blue, porém super dançante, surgiu com a proposta de animar festas de elite e danceterias noturnas pra rapaziada mais jovem. Guitarra “Wah-Wah”, bumbo de bateria direto em compasso quaternário e um baixo bem “swingado” fazem o ritmo se destacar. Mais tarde a onda pegou e o acréscimo de orquestra e metais de sopro enriqueceu o ritmo, revirando a música na década de 70, passando a ser a “Era da Brilhantina”, e que deu início a ramos da Dance Music, tais como o Discow Moscow, Disco Party, Dance Pop, Techno Dance e outros. Hoje também é conhecido como “Black Music”.
Ex.: Bee Gees, Robin S, RuPaul, Nuyorican Soul, Gloria Gaynor, Betty Boo, Ike & Tina Tuner, The Jackson Five, Michael Jackson (no início de carreira solo), Donna Summer, Jamiroquai, Ed Motta (Br), Jorge Ben Jor (Br), Pravda (Br), Tim Maia (Br), Jota Qüest (BR), Berimbrown (Br), etc.
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Hard Rock – Rock pesado, com distorções de guitarras e levadas country. A maioria tem muita letra que nem cabem num encarte de um disco vinil, refrões comerciais e até estrofes simétricas. Hoje em dia usa-se arranjo de strings (sinfonias de violinos e violas) em algumas baladas para incrementar os arcodes.
Ex.: Deep Purple, Led Zeppelin, Guns N’Roses, Aerosmith, Rolling Stones, Skid Row, Sister Whiskey, Poison, Winger, Ratt, Creed, etc.
Jazz Rock – Metal com improvisações ao vivo, lembrando as Big Bands dos anos 40, recheado de muito Swing And Blues.
Ex.: Deep Purple, Ten Years After, Jeff Beck, Soft Machine, entre outros.
Rock Progressivo – Surgiu na década de 60. É uma mistura do clássico com o psicodelismo; A maioria das bandas aplica letras inteligentes e sem refrões padronizados, que abordam temas ligados a ufologia e outros mundos, como também a viagens e experiências vividas com o uso de drogas. Há outras bandas que referem suas letras a relacionamentos depressivos, criando um clima obscuro e metafórico. Esse estilo se classifica mais pelo tempo rítmico e mudanças no andamento e tonalidade da música, cujos mesmos estão fora de qualquer simetria.
Ex.: Yes, Pink Floyd, Jethro Tull, Genesis, Rush, Emerson Lake & Palmer, John Lennon, Los Hermanos (Br), etc.
Heavy Metal - muitas vezes referido apenas como metal ou Rock Pauleira (termo visto como ofensivo) é um gênero do Rock que se desenvolveu no final da década de 60 e no início da década de 70, em grande parte na Inglaterra e nos Estados Unidos. Tendo a influência de músicas clásicas e tendo como raízes o Blues e Rock Progressivo, as bandas que criaram o gênero desenvolveram um espesso e maciço som, caracterizado por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas. O Allmusic afirma que "de todos os formatos do rock’n’roll, o Heavy Metal é a forma mais extrema, em termos de volume, machismo e teatralidade".
Ex.: Iced Earth, Iron Maiden, Almah (Br), Arghon (Br), AC/DC, Hazy Hamlet, Savatage, Raven, Metallica, Megadeth, etc.
Heavy Melódico - Tem características do tradicional Heavy Metal, porém adicionando-se às músicas com andamentos mais rápidos, toques medievais e clássicos; Uso de efeitos hipnóticos, letras épicas, executadas por músicos virtuosos que em sua maioria preocupa-se mais com a habilidade que com o "feeling". Músicas velozes, ricas em peso e sentimentos; guitarras cavalgadas com arpejos.
Ex.: Halloween, Stratovarius, Angra (Br), Sonata Arctica, Rhapsody, Kim Karnes, Bruce Dickinson, etc.
Death Metal – É uma das diversas ramificações do Heavy Metal. Surgiu simultaneamente em várias partes do mundo, como USA, Brasil e Suécia, na década de 80. O estilo tem raízes do Speed Metal, porém ele apresenta mais agressividade que seu antecessor; letras com temas niilistas, sobre violência, morte e fragilidade da vida humana. O vocal gutural grave é uma das características mais notáveis do estilo, podendo ter algumas variações para o vocal gutural agudo. A bateria é mais cadenciada e faz uso intensivo da técnica “Bast Beat”, herdadas do Jazz e Fusion, que emite um som semelhante ao de uma metralhadora.
Ex.: Abominator, Anal Blast, Dead Head, Dead Horse, Mortification, Holocausto, etc.
Death Melódico – Estilo que veio se propagando no fim da década de 90 pelas bandas da Suécia. É uma tendência influenciada pelo Heavy Metal de bandas como Iron Maiden, Manowar e Judas Priest. Possui vocais gulturais, semi-rasgados, riffes de guitarras bem melódicas, porém um uso de bateria bastante agressiva. O estilo surgiu com a proposta de abordar assuntos sobre morte e mundo espirituais, como propõe o nome. Destacam-se mais as bandas da Grécia e da Escandinávia.
Ex.: Nightfall, Septic Flash (Grécia); In Flames, Children Of Bodom, Arch Enemy, Dark Tranquility (Suécia), etc.
White Metal – Ao contrário do Death Metal, esse gênero que também é conhecido como Metal Cristão engloba todo estilo de Metal que possua letras cristãs, com temas sobre Deus e o Paraíso Celestial. Muitos não o consideram um gênero musical, por ser um termo muito abrangente. Originado no começo dos anos 70, esse gênero tem sido criticado com freqüência e recebido certa resistência pela igreja tradicional.
Ex.: Stryper, King’s X, Resurrection Band, Jerusalem, Oficina G3 (Br), Catedral (Br), Nívea Soares (Br), Whitecross, Neon Cross, Hillsong United, etc.
Doom Metal – Surgiu no início da década de 80, também ramificada do Heavy Metal. Se caracteriza por ser lento e por criar uma atmosfera de escuridão e melancolia. Sua principal influência foram os primeiros álbuns da banda Black Sabbath, que é considerada a precursora do estilo. Tem predominância de tons menores durante a maior parte das músicas, com letras que abordam temas pessoais como experiências amorosas, angústia de desespero. A partir deste estilo, nasceram as proles (subgênero): Atmospheric Doom Metal, Doom Death Metal, Drone Doom, Doom Metal Tradicional, Funeral Doom, Gothic Doom Metal, Proto Doom, Sludge Doom e Stoner Doom.
Ex.: The Gathering, Tristania, Celestial Season, Cathedral, Lake Of Tears, Katatonia, Silent Cry, etc.
Funk Metal – Fusão do funk/rap com o Heavy Metal. Tem muita letra sem refrões simétricos e exige arranjos rígidos de baixo e bateria. Há pouca instrumentação (na maioria, usam-se apenas 1 guitarra, 1 baixo, 1 bateria completa, 1 vocal) e a maioria são voltadas para o movimento surfista.
Ex.: Red Hot Chili Peppers, Faith No More, Scatterbrain, I.M.F., O Rappa (Br), etc.
Hip Hop Rock – Puro Funk requintado ao Rap. Adiciona-se algumas distorções de guitarra (não precisamente), letras fora de simetria e rimas (como também, descontraídas), alguns arranjos de teclado, efeitos techno e muita agressividade.
Ex.: Kid Rock, Charlie Brown Jr. (Br), etc.
Gothic Metal – Vertente do Heavy Metal, contendo vocais tristes, com acompanhamento de corais, vozes femininas, com climas psicodélicos e incursões de elementos gothic rock.
Ex.: Paradise Lost, Nightwish, Type O’Negative, Therion, etc.
Gothic Rock – Mais psicodélico que o Gothic Metal, porém algumas bandas se destacaram com temas mais alegres, como The Cure, pois conquistou o gosto popular e a mídia.
Hard Core – Um som paulerão, com letras que enfatizam mais o sexo. Guitarras um pouco sujas e riffs “batucados” fazem do som uma poluição audível para quem curte um Punk agressivo.
Thrash Metal – Também conhecido como "Rock Paulera", foi originado no fim da década de 70 quando um grande número de bandas começou a incorporar elementos da NWOBHM (New Wave of Bhitish Heavy Metal – Nova Onda do Heavy Metal Britânico) com a nova música “pancadão” que surgia, criando assim esse novo estilo. É o gênero mais agressivo de todos, com dicção intraduzível e vozes guturais rasgados ao extremo.
Ex.: Metallica, Megadeth, Sepultura (Br), Sodom, Possessed, Dark Angel, Kreator, Destruction, Exodus, Testament, etc.
New Metal – Considerado a evolução do Metal Tradicional. Uma musicalidade com Pick Up & Samplers, sendo considerado o som do novo milênio. A mistura varia do Rap com o Punk encrementado, pequenos efeitos technopop, sons crus e levada Metal sincronizada.
Ex.: Deftones, Limp Bizkit, Korn, Planet Hemp (Br), Rage Against The Machine, Linkin Park, etc.
Metal Industrial – Um som bastante ruidoso e tendo muito efeito techno industrial (daquelas ouvidas quase o tempo todo no CD “Dangerous” de Michael Jackson, mas claro que o estilo passa bem longe!). Possui vozes guturais graves e ritualísticas, parecendo um “eremita" invocando o diabo. Quase sempre têm letras super repetitivas e chega a ser cansativas, para quem não curte goticismo denso e monótono. Algumas bandas que estão surgindo já estão construindo algumas melodias e harmonias simétricas, mas a maioria quase não há instrumento algum. Contudo a nova geração que curte incrementar instrumentos apresenta bateria eletrônica, uso intensivo de sintetizador, riffs de guitarra derivados do Thrash Metal e muita distorção em todos os instrumentos, inclusive os vocais.
Ex.: Ministry, Throbbing Gristle, Nitzer Ebb, Fear Factory, etc.
Detroit – Um estilo feito pelos Ingleses e Europeu e que surgiu pra propôr um rock paras as danceterias. Tem influência Boogie e psicodélica, porém são músicas super pra cima.
Ex.: Rod Stewart, A-Ha, Fred Mercury, Ritchie, Madonna (em “True Blue”), David Bowie, Alphaville, Erasure, Information Society, Pet Shop Boys, R.P.M (Br), 14 Bis (Br), Kid Abelha (no início de carreira, Br), etc.
Acid Rock – Uma proposta lançada por Madonna com a música “Beautiful Stranger” e U2 com a música “Discoteque”. É um rock dançante, com distorções de guitarra e swing dance durante os refrões especificamente. As letras são descontraídas e há muito efeito techno, como também exige um vocal sintetizado. Tem influência Soul e Surf ao mesmo tempo.
Ex.: U2 (em “Pop”), Madonna, Cher, Modjo, Roxette (em “Have A Nice Day” e “Roon Service”), Lulu Santos (Br), Barão Vermelho (Br), Prodigy, Crossover, Seal, etc.
Rock de Estrada – É um rock com levadas country, com letras descontraídas. Usam-se poucas distorções de guitarra e serve mais pra se curtir quando está dirigindo um conversível numa alto-estrada entre uma cidade e outra. Por isso é denominado de Rock de Estrada. Elas podem ser Surf Music, Disco Soul ou até mesmo Hard Rock, porém ela se classifica mais pelo swing empolgante que se dá quando se ouve uma guitarra bem aplicada à uma letra semi-colegial e que enfocam aventuras radicais.
Ex.: Barão Vermelho (Br), Kid Abelha (Br), Jon Bon Jovi, Roxette, Brian Adams, The Cranberries, Counting Crown, etc.
Surf Rock (ou Surf Music) – Estilo dado àquelas músicas semi-dançantes, sempre pra cima, com distorções de guitarras na maioria das vezes, dedilhado do baixo direto nas mesmas notas, mesmo variando os acordes e pegada semi-detroit.
Ex.: Men At Work, Eggstone, Dire Straits, Dick Dale, Whitesnakes, Detonautas (Br), Engenheiros do Hawaii (primeira formação), etc.
Pop Rock – Um rock puramente comercial e mais calmo. Não exige distorções de guitarras, e sempre com refrões repetitivos e pegajosos. A maioria das músicas fala sobre amor platônico, amores correspondidos, romances do tipo colegial, etc. É um estilo voltado mais para “mauricinhos” e “patricinhas”.
Ex.: Patu Fu (Br), Barão Vermelho (Br), Engenheiros do Hawaii (Br), Legião Urbana (Br), Take That, Air Supply, InXs, Alanis Morissette, Geração Nômade (Br), etc.
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Rocksteady – Estilo musical proveniente da Jamaica nos anos 60, sendo próxiimo ao Reggae e ao Ska, porém com menos velocidade, com trombones substituído pelo piano e pelo baixo proeminente. As letras são mais voltadas a temas sociais e com uma maior consciência política, e há um foco maior em harmonias. Havia também composições relacionadas à batida e ao protesto social. A música serviu como um precursor ao Reggae.
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Ex.: The Heptones, The Gaylads, The Dominoes, The Aces, The Wailers, Alton Ellis, Ken Boothe, Leno Peixoto (BR), Paralamas do Sucesso (Br), Skank (Br), Cidade Negra (Br), entre outros…
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Reggae – Originado da Jamaica na década de 60 a partir do Rocksteady e do Ska, pode também referir-se como Dub, Dancehall e Ragga. O termo vem do latim “Regis”, que quer dizer “rei”, e associou-se a esse gênero mais melancólico, com letras voltadas aos movimentos políticos e religiosos e ao movimento rastafári, que de fato influenciaram muitos dos músicos apologistas do estilo nas décadas de 70 e 80. Há letras também voltadas ao amor, sexualidade e crítica social. Os principais instrumentos são a guitarra e bateria com bumbo que marca o tempo quaternário simetricamente.
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Ex.: Bob Marley, Peter Tosh, Jimmy Cliff, Bunny Wailer, Jacob Miller, Gregory Isaac, Dennis Brown, Tonho Dionorina (Br), Morrão Fumegante (Br), Edson Gomes (BR), Tribo de Jah, entre outros…
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